Refluxo

Subida do conteúdo gástrico ao esófago mesmo sem vómitos; provoca sensação de azia

Define-se como a passagem do conteúdo gástrico do estômago para o esófago quando há ausência de vómitos. É frequente na maioria dos adultos após às refeições mas pode-se tornar patológico quando (pela sua intensidade, frequência ou outros condicionalismos) é suscetível de desencadear sintomas ou lesões na mucosa esofágica. A Doença de Refluxo Gastroesofágico resulta do desequilíbrio entre a defesa da mucosa e os fatores de agressão à mesma.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, 2020

Soluções propostas para diagnóstico

Estudos Funcionais

Os estudos de motilidade também são apoiados pela Nanomedical através da Diversatek. Os instrumentos disponíveis da Diversatek permitem o estudo do movimento esofágico em resposta aos estímulos musculares resultantes da ingestão de alimentos e do relaxamento do esfíncter esofágico inferior.A manometria é precisamente o diagnóstico das patologias da motilidade do esófago.

A manometria pode ser dividida em 3 partes distintas:

  • Manometria do esfíncter esofágico superior (UES, Upper esophageal sphincter): o UES tem uma alta resistência à pressão e relaxa durante a deglutição e estes valores podem ser medidos com recurso a um cateter de pressão de estado sólido.
  • Manometria do corpo esofágico: medição da pressão do esófago, das contrações peristálticas depois da deglutição e a sua coordenação com o relaxamento de esfíncter esofágico inferior.
  • Manometria do esfíncter esofágico inferior (LES, lower esophageal sphincter): no momento da deglutição o esfíncter inferior abre e relaxa, sendo que fora desses momentos se encontra fechado e contraído. A avaliação neste caso é feita com recurso a um cateter que é puxado do estômago através do esfíncter esofágico inferior para o esófago.

Para a manometria esofágica a Diversatek disponibilizou cateteres disponíveis em 12Fr e 8Fr (32 pressão, 16 impedância).

Para além desta, a Diversatek Healthcare disponibiliza também instrumentos para a realização da manometria anoretal, avaliação EMG, teste de latência do Nervo Pudendal.

Manometria anoretal: a oferta da Diversatek Healthcare, inclui os modelos de alta resolução direcional e circunferencial, bem como os cateteres, que permite ao médico realizar um amplo espetro de testes de diagnóstico, incluindo manobras de empurrar e apertar, reflexo inibitório reto-anal (RAIR), teste de conformidade e sensação

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, 2020