Doença Celíaca

Processo inflamatório intestinal desencadeado pela ingestão de glúten.

É uma doença autoimune na qual o intestino delgado apresenta um processo de inflamação e atrofia, desencadeado pela ingestão de glúten, uma proteína que se encontra no trigo, cevada e centeio. Está dependente do enquadramento genético de cada indivíduo.

As alterações resultantes vão diminuir a absorção de nutrientes e, dessa forma, originar o aparecimento de sintomas. Na infância surge tipicamente entre os 6 e os 24 meses, após a introdução dos cereais na alimentação, sendo eles a diarreia e a distensão abdominal, mas podem também ocorrer atraso de crescimento e anemia. No adulto pode existir diarreia, distensão abdominal e emagrecimento, bem como

obstipação, cansaço fácil, anemia por carência de ferro, osteoporose e alterações do comportamento, neurológicas ou da pele.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, 2020

Solução proposta para diagnóstico:
Cápsula de endoscopia

A CapsuBot é a mais recente cápsula de endoscopia lançada no mercado. O seu desenvolvimento foi realizado pela Shangxian Minimal Invasive Inc., em cooperação com a Nanomedical.

A realização da endoscopia por cápsula é uma prática de diagnóstico que permite a visualização de todo o trato digestivo pela captação de imagens que vai sendo feita como auxílio de uma microcâmara incorporada na cápsula.

Ao longo do tempo têm-se desenvolvido várias cápsulas com várias formas de captação de imagens e transmissão das mesmas, havendo um aperfeiçoamento na qualidade da imagem que é visualizada pelo médico responsável pela análise do exame. São vários os componentes que constituem este exame:

São vários os componentes que constituem este exame: a cápsula, um colete com antenas para recolherem o sinal emitido pela cápsula, um gravador para a visualização e gravação do que a cápsula está a captar e o Software para posterior análise do exame.

Solução proposta controlar ingestão
Teste de ingestão de glúten

É cada vez maior o número de pessoas que sofre de distúrbios relacionados com o glúten, incluindo não apenas a doença celíaca, mas também a sensibilidade não-celíaca ao glúten, ataxia ao glúten, dermatite herpetiforme e alergia ao trigo. Há claramente uma necessidade insatisfeita para aqueles que precisam de seguir uma dieta sem glúten para medirem o seu nível de conformidade com a dieta.

Os testes GlutenDetect Urine and Stool permitem que os utilizadores monitorizem a sua própria ingestão de glúten em casa pela análise à urina e fezes, ajudando os utilizadores a manterem a sua dieta isenta de glúten; são projetados para detetar peptídeos imunogénicos do glúten (GIPs) em amostras de urina ou fezes. Trata-se de testes imunocromatográficos que utilizam anticorpos monoclonais específicos que reconhecem fragmentos de polipeptídeos do glúten que são resistentes à digestão em humanos . Estão disponíveis testes de linha profissional, para utilização na unidade de saúde e testes de linha doméstica, para utilização doméstica.