Acalásia

Incapacidade de relaxamento e abertura do esfíncter que faz a comunicação entre o esófago e o estômago.

A acalásia é uma doença do esófago caracterizada por uma incapacidade de abertura da “válvula” de saída do órgão (que comunica com o estômago) quando engolimos ou seja pela ausência de relaxamento do esfíncter esofágico inferior à deglutição.

Associadamente o esófago é incapaz de se contrair e movimentar os alimentos da sua entrada à saída ou seja não apresenta movimentos peristálticos.

Em resumo após entrarem no esófago os alimentos não só são dificilmente conduzidos à “válvula” de saída como quando lá chegam, encontram-na encerrada.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, 2020)

Soluções propostas para diagnóstico

Estudos funcionais

Os estudos de mobilidade também são apoiados pela Nanomedical através da Diversatek. Os instrumentos disponíveis no Diversatek selecionam o estudo de movimento esofágico na resposta aos estímulos musculares que são aplicados na ingestão de alimentos e no relaxamento do esfíncter esofágico inferior.

A manometria é precisamente o diagnóstico das patologias da mobilidade do esófago. A manometria pode ser dividida em 3 partes distintas:

  • Manometria do esfíncter esofágico superior (UES, esfíncter esofágico superior): o UES tem uma alta resistência à pressão e relaxamento durante a deglutição e esses valores podem ser medidos com recurso a um cateter de pressão de estado sólido.
  • Manometria do corpo esofágico: reduzir a pressão do esófago, das contrações peristálticas após a deglutição e a sua coordenação com a recuperação do esfíncter esofágico inferior.
  • Manometria do esfíncter esofágico inferior (LES, esfíncter inferior do esôfago): nenhum momento deglutição ou esfíncter inferior abre e relaxa, sendo esse um dos momentos mais próximos e contraídos. A avaliação neste caso é feita com recurso a um cateter que é puxado pelo estômago através do esfíncter esofágico inferior para o esófago.

Para a manometria esofágica, os diversos cateteres disponíveis estão disponíveis em 12Fr e 8Fr (32 pressão, 16 impedância).

Para além desta, a Diversatek Healthcare disponibiliza também instrumentos para a realização da manometria anorretal, avaliação EMG, teste de latência do Nervo Pudendal.

Manometria anoretal: uma oferta da Diversatek Healthcare, inclui os modelos de alta resolução direcional e circunferencial, bem como os cateteres, que permite ao médico realizar um amplo espectro de testes de diagnóstico, incluindo manobras de pressão e abertura, reflexo inibitório reto-anal ( RAIR), teste de conformidade e sensibilidade.