Helicobacter pylori

Bactéria presente no estômago que desencadeia um processo inflamatório.

É uma bactéria que infeta o estômago do ser humano e que origina uma reação inflamatória local. A Helicobacter pylori infeta aproximadamente 60% da população mundial, sendo a infeção gastrointestinal mais comum em todo o mundo. Contudo, é menos frequente nos países desenvolvidos em comparação com os países em desenvolvimento, estando este facto provavelmente relacionado com as diferentes condições higieno-sanitárias.

Em Portugal cerca de 70% da população adulta encontra-se infetada, sendo em grande parte dos casos a infeção adquirida na infância, o que quer dizer que se pode prolongar ao longo de vários anos.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, 2020

Solução proposta para deteção da bactéria:
Análise bacteriana e oncológica do suco gástrico

O Endofaster consiste num equipamento de alta precisão para a análise em tempo real do suco gástrico, durante um procedimento de endoscopia alta. A combinação desta informação com a inspeção visual permite um melhoramento do diagnóstico e a diminuição do número de biópsias requeridas.Permite o diagnóstico da Helicobacter pylori, através de um teste de urease ao suco gástrico; a medição do pH do suco gástrico e deteção de condições de hipoclorídricas correlacionadas com riscos de neoplasias; controlo da eficácia do tratamento de PPI para a doença do refluxo gastroesofágico. Este diagnóstico é feito durante um procedimento normal de endoscopia.

As principais características resumem-se a:

– Diagnóstico H. Pylori: em 60 segundos (durante o exame), com 97% de sensibilidade e 92% de especificidade;

– Alerta para fatores de risco de neoplasias: em 15 segundos (durante o exame)

;- Controlo da eficácia to tratamento com PPI: em 15 segundos (durante o exame), permite uma avaliação do tratamento de forma a aumentar a dose ou mudar o medicamento;

– permite discriminar carcinoides, anemia, gastrite atrófica, SIBO (small intestine bacterial overgrowth – crescimento anormal de bactérias no intestino delgado), doenças autoimunes, etc.

Este equipamento apresenta como principais benefícios a alta taxa de exatidão (reconhece os pacientes de alto risco independentemente do local da amostra e permite uma análise quantitativa fornecendo mais informação em tempo real), a diminuição do número de biópsias até 50% (é um procedimento mais rápido, menos invasivo para o paciente e mais seguro uma vez que reduz as hemorragias) e a rapidez e facilidade de diagnóstico (independente do tratamento com PPI, permite a recolha de informações durante o exame normal de endoscopia, permitindo reduzir a lista de espera de pacientes).

Literatura:

Tucci, Antonio; Bisceglia, Michele; Rugge, Massimo; Tucci, Primiano; Marchegiani, Attilio; Papadopoli, Giovanni; Spada, Alessia; Villani, Antonio; Pennelli, Gianmaria; Fusaroli, Pietro; Caravelli, Giancarlo; Catalano, Tiziana; Cennamo, Vincenzo; Cianci, Massimo; Fanis, Corrado de; Fabbri, Carlo; Feliciandeli, Giuseppe; Gizzi, Giuseppe; Spadaccini, Antonio; Caletti, Giancarlo. (2007) Clinical usefulness of gastric-juice analysis in 2007: the stone that the builders rejected has become the cornerstone. Gastrointestinal Endoscopy. 66(5):881-890.

Cayado-Lopez, R.; Bornschein, J; Zeki, S.; Udarbe, M.; Pietro, M. Clinical Utlity of Endofaster® in patients on chronic PPI therapy undergoing upper GI endoscopy. MRC Cancer Unit. .