Doença de Crohn

Doença inflamatória do aparelho digestivo em especial da parede intestinal.

A doença de Crohn consiste num processo inflamatório que pode atingir qualquer parte do aparelho digestivo.

A inflamação atinge, geralmente, toda a espessura da parede intestinal e provoca úlceras (feridas) do seu revestimento interior.

Esta é uma doença determinada por fatores genéticos, sendo que contribuem ainda para a doença fatores ambientais, tais como hábitos alimentares, consumo de tabaco e estilo de vida. Para além disso, a tensão emocional pode influenciar o curso da doença, desencadeando ou agravando as crises.

Sintomas

dor abdominal

Um dos sintomas mais frequentes é a dor abdominal geralmente sentida à volta do umbigo ou do lado direito, frequentemente, depois das refeições.

diarreia

A diarreia é outra manifestação clínica da doença, podendo as dejeções conter sangue e provocar anemia.

perda do apetite

A perda do apetite e o emagrecimento são frequentes e podem provocar nas crianças atraso no crescimento.

Na fase aguda podem, também, aparecer febre, dores articulares e, em alguns casos, doença perianal (abcessos). (Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, 2020)

febre, dores articulares

Na fase aguda podem, também, aparecer febre, dores articulares e, em alguns casos, doença perianal (abcessos).

Fonte: Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, 2020

Solução proposta para diagnóstico:
Cápsula de endoscopia

A CapsuBot é a mais recente cápsula de endoscopia lançada no mercado. O seu desenvolvimento foi realizado pela Shangxian Minimal Invasive Inc., em cooperação com a Nanomedical.

A realização da endoscopia por cápsula é uma prática de diagnóstico que permite a visualização de todo o trato digestivo pela captação de imagens que vai sendo feita como auxílio de uma microcâmara incorporada na cápsula.

Ao longo do tempo têm-se desenvolvido várias cápsulas com várias formas de captação de imagens e transmissão das mesmas, havendo um aperfeiçoamento na qualidade da imagem que é visualizada pelo médico responsável pela análise do exame. São vários os componentes que constituem este exame:

São vários os componentes que constituem este exame: a cápsula, um colete com antenas para recolherem o sinal emitido pela cápsula, um gravador para a visualização e gravação do que a cápsula está a captar e o Software para posterior análise do exame.