Otorrinolaringologia
É a inflamação dos seios paranasais, muitas vezes causada por infeção bacteriana ou viral, ou por alergia. Ocorre quase sempre em conjunto com a inflamação dos canais nasais (rinite) e alguns médicos referem-se à doença como rinossinusite.
A sinusite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração). Ambas causam sintomas semelhantes, incluindo secreção purulenta amarela ou verde do nariz; pressão e dor na face; congestão e bloqueio no nariz; sensibilidade (dor ao toque) e inchaço dos seios paranasais afetados; habilidade olfativa reduzida (hiposmia); mau hálito (halitose); tosse produtiva (especialmente à noite).
Alguns sintomas sugerem quando os seios paranasais estão infetados: a sinusite maxilar causa dor nas bochechas logo abaixo dos olhos, dor de dentes e cefaleia; a sinusite frontal causa cefaleia acima da testa; a sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa; a dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.
É também comum o mal-estar geral (indisposição) e pode surgir febre e calafrios, mas sua presença pode sugerir que a infeção se disseminou além dos seios. Frequentemente a dor é mais intensa na sinusite aguda.
Causa dor nas bochechas logo abaixo dos olhos, dor de dentes e cefaleia
Causa cefaleia acima da testa
Causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa
Não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.
Fonte: Fried, 2017
Nanomedical, Lda
Estrada do Paço do Lumiar 44 CID
Rua António Champalimaud, Lote 1
Polo Tecnológico de Lisboa- Lispólis
1600-546 Lisboa
Tel:+351 21 710 1100
mail @ nano-medical.org
logistica @ nano-medical.org