Sinusite

Condição de inflamação dos seios paranasais.

É a inflamação dos seios paranasais, muitas vezes causada por infeção bacteriana ou viral, ou por alergia. Ocorre quase sempre em conjunto com a inflamação dos canais nasais (rinite) e alguns médicos referem-se à doença como rinossinusite.

A sinusite pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração). Ambas causam sintomas semelhantes, incluindo secreção purulenta amarela ou verde do nariz; pressão e dor na face; congestão e bloqueio no nariz; sensibilidade (dor ao toque) e inchaço dos seios paranasais afetados; habilidade olfativa reduzida (hiposmia); mau hálito (halitose); tosse produtiva (especialmente à noite).

Alguns sintomas sugerem quando os seios paranasais estão infetados: a sinusite maxilar causa dor nas bochechas logo abaixo dos olhos, dor de dentes e cefaleia; a sinusite frontal causa cefaleia acima da testa; a sinusite etmoidal causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa; a dor causada pela sinusite esfenoidal não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.

É também comum o mal-estar geral (indisposição) e pode surgir febre e calafrios, mas sua presença pode sugerir que a infeção se disseminou além dos seios. Frequentemente a dor é mais intensa na sinusite aguda.

Sintomas

Sinusite maxilar

Causa dor nas bochechas logo abaixo dos olhos, dor de dentes e cefaleia

Sinusite frontal

Causa cefaleia acima da testa

Sinusite etmoidal

Causa dor atrás dos olhos e entre eles, lacrimejamento e cefaleia acima da testa

Sinusite esfenoidal

Não se localiza em zonas bem definidas e pode ser sentida na parte frontal ou posterior da cabeça.

Fonte: Fried, 2017

Solução proposta para tratamento:

(Inf em breve)

Contactos


Morada

Nanomedical, Lda

Estrada do Paço do Lumiar 44 CID

Rua António Champalimaud, Lote 1

Polo Tecnológico de Lisboa- Lispólis

1600-546 Lisboa

Tel:+351 21 710 1100

mail @ nano-medical.org

logistica @ nano-medical.org