Radiologia de Intervenção

Cateteres de drenagem

Tubo fino ou rígido que é inserido no interior dos vasos sanguíneos com função de drenagem, injeção de fluidos ou como intermediário a outros procedimentos.

Biópsia

Procedimento em que uma amostra de tecido é retirada do corpo para exame. O diagnóstico é feito quando as células são examinadas através de um microscópio. Existem várias maneiras de obter biópsia. Em procedimentos percutâneos (através da pele) são usados agulhas de biópsia, agulhas coaxiais, pistolas automáticas ou semi-automáticas.

Intervenção percutânea

Isso permite o acesso a várias estruturas e órgãos através de uma punção na pele; normalmente é realizado com o auxílio de fluoroscopia (imagem contínua no Raio X).

Sistema de navegação eletromagnética assistida por computador

Este sistema de navegação permite ao médico intervencionista ou cálculo e projeção da trajetória da agulha para procedimentos de biópsia em tempo real. Para além disso, a ajuda a evitar críticas, melhora o resultado do diagnóstico e permite um melhor alinhamento da

agulha. Todos os cálculos e projeções de trajetória são feitos sem auxílio de lesões, o que faz com que o médico e o paciente estejam com o mínimo necessário de exposição a danos.

Proteções radiológicas

A radiologia de intervenção é uma especialização médica que consiste na realização de procedimentos para identificação e diagnóstico de lesões, com o recurso a técnicas de imagem, nomeadamente radiografia, fluoroscopia, tomografia computorizada e ressonância magnética.


Neste sentido, os médicos intervencionistas e equipa estão expostos a altos valores de radiação diária. Os mais recentes estudos têm encontrado novas ligações entre radiação de dispersão de baixo nível e danos no DNA, ativação do sistema imunológico, inflamação sistémica e doenças inflamatórias relacionadas.

A blindagem vai reduzir a quantidade de radiação a atingir quer o staff médico quer o paciente e ao momento existe uma grande variedade de proteções radiológicas disponíveis para todos os procedimentos intervencionistas.

Fonte: Inside Radiology, 2018

Literatura:

Contactos


Morada

Nanomedical, Lda

Estrada do Paço do Lumiar 44 CID

Rua António Champalimaud, Lote 1

Polo Tecnológico de Lisboa- Lispólis

1600-546 Lisboa

Tel:+351 21 710 1100

mail @ nano-medical.org

logistica @ nano-medical.org