Excesso de peso

Aumento do Índice de Massa Corporal para além do saudável (entre 18,5 e 25kg/m2), com prevalência no aumento de massa gorda à superfície e a nível visceral.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2014 mais de metade da população com 18 ou mais anos (4,5 milhões) tinha excesso de peso (36,4%) ou era obesa (16,4%); e a maioria da população com 15 ou mais anos (5,8 milhões) não praticava qualquer atividade desportiva de forma regular.

A Organização Mundial da Saúde determina a fronteira entre o excesso de peso e a obesidade pelo índice de massa corporal, cujo valor se calcula dividindo o peso (kg) pela altura ao quadrado.

A obesidade não afeta apenas a zona do corpo mais visível, mas o bom funcionamento de todo o organismo, com implicações nos ossos, articulações, sistema respiratório, sistema cardiovascular, fertilidade.

Neste sentido, pode derivar da obesidade a diabetes, angina de peito, enfartes, hipercolesterolemia, hipertensão (desencadeando enfartes ou insuficiência cardíaca, AVC, insuficiência renal), síndrome metabólica, problemas respiratórios (apneia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, asma), vários tipos de cancro (endométrio, mama, cólon, rim, vesícula, fígado), infertilidade, artrite, ansiedade e depressão.

Classificação do IMC

entre 18,5 e 25kg/m2

Indivíduo saudável.

entre 25 e 30kg/m2

Excesso de peso.

acima dos 30kg/m2

Obesidade. Pode ser considerada severa a partir de 35kg/m2 e mórbida a partir de 40kg/m2).

Complicações

diabetes

angina de peito

enfartes

hipercolesterolemia

hipertensão (desencadeando enfartes ou insuficiência cardíaca, AVC, insuficiência renal)

síndrome metabólica

Problemas respiratórios (apneia, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, asma)

vários tipos de cancro (endométrio, mama, cólon, rim, vesícula, fígado)

infertilidade

artrite

ansiedade

depressão

Fonte: AdvanceCare, 2017

Solução proposta para maior controlo:

Banda gástrica

Consista na aplicação de um anel ajustável de forma a limitar a quantidade de alimentos ingeridos. Um MidBand realiza uma baixa pressão, maior que outras bandas podem causar risco de movimento, tem sido mais fácil de aplicar que outras bandas, é flexível e adaptável, ajustável (3 posições diferentes para o mesmo tamanho de banda).

Contactos


Morada

Nanomedical, Lda

Estrada do Paço do Lumiar 44 CID

Rua António Champalimaud, Lote 1

Polo Tecnológico de Lisboa- Lispólis

1600-546 Lisboa

Tel:+351 21 710 1100

mail @ nano-medical.org

logistica @ nano-medical.org